Alcides Duarte, diretor administrativo do SAAE de Jucás, ministra palestra para alunos da Escola Áurea Leal

Nesta sexta-feira, dia 01/12/2017, começando o último mês do ano, Alcides Duarte, diretor executivo administrativo do SAAE de Jucás, ministra palestra para os alunos da Escola de Ensino Fundamental Professora Áurea Leal Rodrigues Guerra, na cidade de Jucás, sobre o tema: Como estão os recursos hídricos em nosso município, qual a importância da água para a vida e quais as principais ações para impedir o desperdício de água.

Na oportunidade, Alcides fez uma apresentação da situação hídrica do mundo, do Brasil, da Região Nordeste, do nosso Estado do Ceará com os seis anos consecutivos de seca e os baixos níveis dos açudes, especialmente os de nossa região do Alto Jaguaribe e de nosso município de Jucás e do açude Muquém, que atende o abastecimento humano das cidades de Jucás e de Cariús e que estará atingindo seu volume morto em uma semana. Falou da construção da adutora do açude Muquém de forma emergencial e das alternativas e ações do SAAE de Jucás para evitar que os usuários de nossa cidade fiquem sem água. Após isso fez uma fala mostrando a importância da água para nossa vida, tanto no consumo humano e doméstico, quanto na dessedentação animal, na agropecuária, na indústria e outros meios de produção e desenvolvimento. Depois apresentou propostas de ações e medidas que os alunos podem transformar em projeto na recuperação do rio Jaguaribe que passa em nossa cidade, dentre outras ações e dicas de uso racional que cada um pode fazer em sua casa, na escola e onde estiver, procurando também ser um multiplicador dessa ideia para evitar a todo custo o desperdício de água, mas também de alimentos, de energia elétrica, e de tantas outras coisas. E para finalizar, foi aberto um espaço para perguntas e tira dúvidas com o professor Alcides Duarte.

A professora Leene Lucas agradeceu a valiosa palestra juntamente com toda turma, considerando muito importante para todos e para o projeto que estão desenvolvendo na Escola. Alcides também agradeceu o convite da professora Leene, agradeceu também aos alunos pela atenção e participação e ao presidente do SAAE de Jucás, Eúde Lucas, pelo apoio.