SAAE de Jucás participa da 56ª reunião ordinária do Comitê de Bacia do Alto Jaguaribe no SEBRAE de Iguatu

O presidente do SAAE de Jucás, Eúde Lucas, e o diretor executivo administrativo, Alcides Duarte, representando esta autarquia, participam de mais uma reunião do CSBHAJ – Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, no auditório do SEBRAE, em Iguatu, nesta quinta-feira, dia 07 de dezembro, na última reunião deste ano de 2017.

O SAAE de Jucás participa das reuniões deste colegiado sempre de forma muito atuante e participativa, com assiduidade e compromisso, desde seu processo de criação em 2001 até os dias atuais, tanto é que Alcides Duarte já foi eleito e reeleito presidente e secretário geral, somando quatro mandatos dentro do Comitê de Bacia do Alto Jaguaribe e já foi coordenador geral eleito e reeleito do Fórum Cearense de CBHs, dentre outras representações, como conselheiro do CONERH – Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Ceará, representante dos CBHs do Ceará no Colegiado Coordenador do Fórum Nacional de CBHs, diretor do Nordeste pela REBOB – Rede Brasil de Organismos de Bacias, dentre muitas outras representações e participações, levando o nome do município de Jucás e do SAAE a nível de Estado e de Brasil.

Nesta reunião do dia 07/12, teve início com a abertura e boas vindas do presidente Ceza Cristóvão, seguida da leitura da ata da reunião anterior por Hewelanya Uchôa (coordenadora do núcleo de gestão da COGERH Iguatu). Depois foi aberto o espaço para os informes e encaminhamentos, onde cada participante teve oportunidade de usar a fala. Alcides Duarte, do SAAE de Jucás, informou a situação do sistema de abastecimento de água da cidade de Jucás e de Cariús e pediu apresentação do posicionamento da COGERH para ajudar a resolver o problema e evitar o caos já que o açude Muquém está chegando nesses dias ao seu volume morto. Mardônio Mapurunga respondeu dizendo que se espera a instalação de um flutuante com o conjunto motor-bomba para utilizar a adutora do Muquém e bombear esta água até o trecho do rio perto das ETA – Estação de Tratamento de Água – das duas cidades.  Caso isso não ocorra a tempo, enquanto se concretiza esta ação, será feita uma abertura na barragem de Antonio Gato para que a água represada atenda as captações por um certo período. Mas o que se espera é que se tenha um bom inverno no próximo ano e que as chuvas cheguem logo e suficientes para dar um satisfatório aporte ao açude Muquém. Alcides Duarte também solicitou encaminhamento da COGERH para a SOHIDRA solicitando urgência na instalação dos poços profundos perfurados na Jurema para atender esta comunidade e a sede do distrito de São Pedro, mesmo sabendo que a SOHIDRA só está instalando as comunidades rurais pequenas, mas há uma urgência e este distrito, que tem porte de município, possui mais de duas mil famílias e se corre sério risco de ficar sem água, já que a captação atual fica no rio Jaguaribe que está seco faz tempo e não é mais perenizado pelo açude Muquém há anos. Ficou de ser enviado este documento e vamos aguardar resposta do Governo do Estado.
Na sequência, foi feita uma apresentação da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (SRH) sobre a lei segurança de barragens e o cadastro de estadual das barragens que podem ser feitas pelo site e que todos devem levar esta informação aos prefeitos e vereadores de seus municípios para difundir entre todos os proprietários de terra e à própria gestão municipal para cadastrar todo barramento e barragem que for construída no município e das que já estão construídas também.
Depois a COGERH apresentou o cenário das participações das instituições do CSBHAJ no ano de 2017 e o SAAE de Jucás tem 100% de assiduidade, como sempre teve nos anos anteriores também. Foi tratado da prestação de contas do orçamento do CSBHAJ no ano de 2017 e o planejamento para o ano de 2018.

Por fim, foi realizada uma brincadeira de confraternização de natal e final de ano com todos os presentes chamada de Amigo Presente, com troca de presentes e expressão de sentimentos e mensagens.