Alcides Duarte do SAAE de Jucás participa de reunião do Comitê de Bacia do Alto Jaguaribe no Iguatu

Neste dia 30/08/2018, o diretor administrativo do SAAE de Jucás, Alcides Duarte, representando a autarquia e seu presidente, Eúde Lucas, participa de reunião do CSBHAJ – Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, no auditório do IFCE – Bairro Areias, em Iguatu.

A 59ª reunião ordinária do CSBHAJ contou com a presença de 32 membros dos 40 do colegiado, representantes de instituições das regiões do Cariri Oeste, Inhamuns e Centro Sul do Estado do Ceará, que compõem a bacia do Alto Jaguaribe, com gerência regional da COGERH sediada em Iguatu.
A reunião teve início com as boas vindas do presidente  Ceza Cristóvão seguido da apresentação  do histórico de reuniões do GT – Grupo de Trabalho – do Vale Jaguaribe, que reúne representações dos cinco CBHs do Jaguaribe (Alto, Médio, Baixo, Salgado e Banabuiú) e RMF – Região Metropolitana de Fortaleza, pelo Cícero Dias (Secretaria de Saúde do Estado, regional de Icó). Depois a Rosângela Teixeira (Ematerce e conselheira do Conselho Administrativo da COGERH) falou sobre sua posse e treinamento em curso neste Conselho e sobre a reunião dos CBHs com o Governador Camilo Santana, onde representou o Alto Jaguaribe juntamente com o presidente Ceza.
Na sequência, a secretária deste Comitê leu a ata da reunião anterior que foi aprovada por todos sem ressalvas. Logo após aconteceu a apresentação  sobre o andamento das obras do Cinturão das Águas do Ceará – CAC – como o engenheiro civil Walter Martins.
Depois o gerente regional da COGERH Iguatu, Anatarino Torres, fez a apresentação técnica sobre o açude Mamoeiro, em Antonina do Norte, para colocar pedido do Município pelo vereador Santino sobre liberação de água pela válvula para atender até a comunidade de Cachoeira, que foi aprovada por unanimidade.
Nos informes gerais, todos aqueles que tinham algum informe teve seu direito, como também de fazer seus encaminhamentos. Alcides Duarte, do SAAE de Jucás, cobrou resposta dos pedidos feitos em reuniões anteriores, tanto deste colegiado, quanto da comissão gestora do Açude Muquém e do GT da Cogerh Iguatu, sobre a perfuração de poços profundos para a sede do distrito do Mel, em Jucás, que está à beira de um colapso por falta de água. Na oportunidade, Alcides também cobrou a instalação do poço profundo já perfurado há mais de ano na sede do distrito do Montenegro, em Jucás, que foi uma promessa do Governo por meio de Gianni Lima (COGERH e SOHIDRA) em reunião do CSBHAJ em outubro de 2016. O prefeito de Jucás, Raimundo Luna, também está providenciando a perfuração de um poço profundo, mas precisamos também da parceria do Estado, especialmente nesse período crítico em que se encontra o Estado e, especialmente nossa região, a mais castigada nos últimos anos pela seca com chuvas abaixo da média.

“Aguardamos que providências sejam tomadas em caráter de emergência, antes que o colapso se instale e que o pedido dos CBHs sejam tão importantes quanto os pedidos de políticos”, concluiu Alcides Duarte.